domingo, 28 de dezembro de 2008

ser OPTIMISTA dá mais trabalho

Sendo uma optimista incurável, agradeço ao Miguel Poiares Maduro as suas certeiras palavras (in Diário de Notícias 2005):

"Ser optimista dá mais trabalho. Significa reconhecer que temos algum controlo sobre a vida e exige que estejamos dispostos a investir na nossa capacidade de nos transformamos e a transformarmos. Mas isso co-responsabiliza-nos. Somos co-autores da vida e não apenas os seus destinatários. É mais fácil ser pessimista e escondermo-nos no cinismo.

O cinismo inerente a uma filosofia pessimista dá-nos uma posição confortável perante a vida. Podemos olhar o mundo de cima para baixo e ser sarcásticos com o «engano» dos outros. Talvez seja por isso que hoje em dia se encontrem muitos mais cínicos que optimistas.

Na verdade, uma filosofia pessimista conduz ainda mais seguramente a um cepticismo imobilista. Para os pessimistas, mesmo o que a vida nos pode dar de bom é seguramente transformado em mau pela natureza humana. O que identifica um pessimista é o seu cepticismo face à natureza humana."

1 comentário:

Rui Mota disse...

Trabalhar dá trabalho. Relativamente aos pessimistas eu, que sou pessimista, considero os pessimistas, optimistas realistas.